quinta-feira, 31 de março de 2011

Relaxe!


Foto de A. Baldner

Moléstias como o estresse passaram a fazer parte do nosso cotidiano, acompanhando a velocidade dos meios de transporte e de comunicação. Na verdade, do transporte nem tanto, se dependermos de qualidade no deslocamento intra-urbano. Mas a velocidade da comunicação é realmente implacável: li num jornal de circulação nacional que dados apontam, atualmente, para a vulnerabilidade dos jovens frente às novas tecnologias. Segundo a reportagem, adquirimos em um único dia a mesma quantidade de informações que um homem do século XVII levava a vida toda para saber. Já imaginou como está o nosso cérebro?

O estresse cotidiano acaba por desregular o sono, comprometendo nosso rendimento físico e mental no dia seguinte. Além disso, o estresse gerado pela correria ocasiona o aparecimento de outros problemas, como fobias, bruxismo (ato de trincar os dentes, desgastando-os) e insônia, entre outros. Pensando nisso, sugiro uma “terapia” para o relaxamento... a dica é de Camille Pontes.

Escolha uma posição em que você fique com a coluna vertebral reta (pode ser sentada ou em pé) e na qual você se sinta confortável. Imagine tudo azul. Se tiver dificuldade, imagine um céu azul. A partir daí, inspire o ar pelo nariz, visualizando a palavra PAZ; e expire, também pelo nariz, visualizando a palavra CRESCENTE. Faça isso até ficar relaxada. Funciona até mesmo antes de dormir. Para quem está intrigada, o azul é usado na cromoterapia como cor relaxante. Aí, fica mais fácil, né?

Outra dica é extravasar a energia com esportes aeróbicos, como caminhadas, corridas ou lutas, pelo menos por três vezes na semana. Chás calmantes, como o de erva doce e o de erva cidreira, também ajudam a relaxar. Evite o consumo de alimentos energéticos (chocolate, açúcares, bebidas alcoólicas, etc.) nas quatro horas anteriores ao sono.

Sono de qualidade faz bem à pele e ainda evita a retenção de líquidos. Dormir bem faz com que você não necessite comer acima do necessário para compensar a energia que não foi reposta com o sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário